Home » , , , , , , , , , , , » Depois de 372 anos...

Depois de 372 anos...


Amanhã, 21 de Dezembro, começa o Solstício de Inverno. E como muitos já repararam, coincide com a lua cheia que está predominante nos céus agora. Isto será só mais um eclipse lunar, tirando o facto da última vez que isso aconteceu foi à 372 anos atrás, em 1638, às 1:12 a 2:47 UT com o solstício ocorrendo 14 horas depois no mesmo dia.

Um eclipse lunar ocorre quando a lua se encontra na sombra do globo terrestre em relação ao Sol, deste modo no seu oposto. Esse alinhamento fará com que a lua receba pouca luz e fará com que a sua cor fique de um vermelho ocre durante a madrugada. Deste modo na zona GMT 00:00, o eclipse dará início às 5:30 AM e irá aparecer amarelada. O eclipse lunar será total quando estará completamente na sombra às 7:40 AM começando às 6:30 AM.
Ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar não reflecte raios solares e não necessitamos de nenhum equipamento para observar/apreciar o eclipse.

Unicamente, nesse período de tempo podemos observar a presença da lua e do sol. Chama-se esse fenómeno de selenehelion (selene=lua e helion=sol; caráetcres da mitologia celta)
Porém em geral, eclipses geralmente estão ligados com o ocultismo e o mistério, não necessariamente de um lado bom. Muitos mitos contavam que os eclipses lunares ocorriam devido a uma criatura sobrenatural (cão, dragão, baleia...) que literalmente engolia o Sol. Enfim, os eclipses eram considerados um problema e uma desordem natural.
Mas vale a pena assistir um acontecimento raro como este.

P.S. O clima pode ser factor que não poderá favorecer a visibilidade desejada do fenómeno. Favor consultar o mapa de visibilidade global do eclipse com um clique.