O dia 30 de Outubro marca o dia de Luta Contra o Cancro da mama. Actualmente o cancro da mama é uma das maiores causas de mortes de mulheres pelo mundo, e actualmente surgem aproximadamente 150 000 casos de cancro de mama no mundo, e 44 000 desses casos não conseguiram superar a doença, entretanto a intensidade do cancro de mama vai aumentando a cada ano que passa.
O aumento da idade é um factor de risco, mas há mais risco após os 50 anos. A maior causa do cancro em geral é a exposição a produtos cancerígenos, aqui temos uma lista:
O aumento da idade é um factor de risco, mas há mais risco após os 50 anos. A maior causa do cancro em geral é a exposição a produtos cancerígenos, aqui temos uma lista:
- O estrogénio (a produção excessiva do estrogénio nas mulheres pode vir a desenvolver graves problemas)
- O Alcoól, um grande causador de cancro de todo o tipo.
- A poluição ambiental, dióxido de carbono (CO2) (é nas grandes cidades causadoras de fumo que podemos encontrar pessoas que sofram de cancro)
- Qualquer tipo de produtos químicos não favorece ao nosso organismo.
- O consumo de gordura em excesso.
- O tabaco, e outros tipos de drogas, tanto legais como ilegais.
- Produtos artificiais, conservantes e corantes contidos nos alimentos e na comida.
- Exposição às radiações ultravioleta, radioactividade, etc.
- O uso de desodorizantes antitranspirantes, que fecham os poros da pele, podem causar maior tipo de problemas, e não só o cancro.
A melhor forma de evitar o cancro de mama, é fazer o teste de mamografia, e regularmente verificar se os seios apresentam alguma iregularidade como caroços, inflamações, ou alguma alteração.
Há vários tratamentos para o cancro em geral. Terapias, radioterapias, quimioterapias, medicamentos para o controle hormonal, e existem também grupos de auto-ajuda para a reabilitaçao das pessoas que ultrapassaram o trauma.
Para o cancro da mama, a taxa de sobrevivêncoa é de 90% caso for removido durante a sua fase inicial, para situações em que o cancro estiver num estado avançado de desenvolvimento há 10% de sobrevivência.